Barranco propõe à AL criação da comenda Dom Pedro Casaldáliga

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou à Assembleia Legislativa um Projeto de Resolução para  criação da Comenda Dom Pedro Casaldáliga. A honraria, lida em Plenário na sessão matutina de quarta-feira (12), visa homenagear personalidades que se destacam na área social, em defesa da agricultura familiar, de indígenas e de quilombolas.

AAAAA222222

“Uma forma sutil, mas importante, de homenagearmos este lutador incansável pela defesa dos direitos dos povos indígenas, das mulheres e dos pequenos agricultores e que infelizmente nos deixou. Que Deus o abençoe onde ele estiver. Dom Pedro Casaldáliga? Presente! Presente! Presente!”, postou Barranco nas redes sociais nesta quarta (12).

Barranco representou a Casa de Leis no funeral de Dom Pedro Casaldáliga,  na terça-feira (11), em Ribeirão Cascalheira (893 km de Cuiabá). O parlamentar lembrou que já no funeral o bispo diocesano de Sinop, Dom Neri Tondello, afirmou que o movimento pela beatificação do sacerdote já começou.

“Dom Pedro Casaldáliga já está sendo chamado de Pedro do Araguaia, de santo dos agricultores, dos indígenas, dos pobres. Por isso, a Assembleia precisa fazer esse reconhecimento”, completou o petista.

O bispo foi sepultado na manhã desta quarta-feira (12), à sombra de um pequizeiro e próximo ao rio Araguaia, no cemitério dos Karajás e dos Peões, em São Félix do Araguaia, onde Dom Pedro Casaldáliga exerceu seu ministério. Na lápide de aço, consta a frase do próprio sacerdote: “Para descansar, eu quero só esta cruz de pau, com chuva e sol. Estes sete palmos e a ressurreição”.

ROBSON FRAGA / Gabinete do deputado Valdir Barranco/ Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *