Em preparação ao 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base: Diocese de Rondonópolis-Guiratinga realizou Ampliada Nacional das CEBs

Entre os dias 23, 24, 25 e 26 de janeiro de 2020, a Cidade de Rondonópolis-MT, foi sede da Ampliada Nacional das CEBs (Comunidade Eclesial de Base).

aaaaa22222

Esse encontro ocorreu no Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, e contou com a participação de 65 participantes, vindos de todas as regiões do Brasil, sendo leigos e leigas, religiosas, padres e três bispos.

aaaaa333333

Nessa Ampliada Nacional das CEBs, foram tratadas algumas pautas: Partilha dos Regionais (como está realidade das CEBs em cada Regional), olhar sobre a realidade sócio-político e econômico do momento atual, apresentação do Marco Referencial do 15º Intereclesial das CEBs, apresentação das propostas dos GT´s (Grupos de Trabalhos) em interação com a plenária, distribuição do número de vagas para o 15º Intereclesial das CEBs, escolha do Cartaz e também ainda ocorreu uma visita in loco, a alguns locais de realização do encontro.

aaaaaa444444

Dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis-Guiratinga por várias vezes usou da palavra durante a Ampliada Nacional. Em um desses momentos discorreu sobre a importância da realização do encontro para as comunidades, sinalizando que o objetivo de todo esse processo deve apontar para a vida das comunidades. Insistiu também na renovação da metodologia e nos meios para atrair os jovens para o ideal das comunidades. Dom Juventino ainda falou que essa Ampliada Nacional veio representada por lideranças de vários regionais que se reúne uma vez por ano e que assumiram a organização e a realização do Intereclesial junto a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga. “Ficamos muito felizes com a realização dessa assembleia que ocorreu nesse final de semana, pois conseguimos definir vários passos como cartaz, número de participantes por regionais, metodologia para o trabalho de animação das Comunidades, que o secretariado e coordenação da Ampliada Nacional vão dar encaminhamentos. As CEBs vem caminhando e conquistando o seus espaços apesar que o momento atual da Igreja passa por um processo de renovação, más, acreditamos nesses valores no sentido que a Igreja está dando o seu valor às comunidades de base. Estamos felizes com a realização do encontro em preparação ao 15º Intereclesial das CEBs”, finaliza Dom Juventino Kestering.

Ato contínuo, dom Gabriel, bispo de Floresta-PE, referencial das CEBs na CNBB, externou sua alegria em participar da Ampliada Nacional das CEBs, na tão acolhedora cidade de Rondonópolis-MT.

Comunidade Orante

aaaaa55555aaaaaa666666bbbbbb10

Durante os quatro dias do encontro de animadores da caminhada das CEBs, como forma de alimentar a espiritualidade e propiciar que todas as decisões tomadas se desse em clima de comunhão fraterna, foi propiciado vários momentos celebrativos,  sempre acompanhadas com animação dos músicos com seus violões, flauta e pandeiros que ajudaram a entoar lindas canções da caminhada. A esse quesito, destaca-se a Celebração Eucarística realizada no sábado à noite junto com os membros da Comunidade Santos Reis, da Paróquia Santa Cruz, sendo presidida pelo bispo anfitrião, Dom Juventino, concelebrada pelos bispos Dom Giovane (Tocantinópolis-TO), Dom Gabriel (Floresta-Pe) e vários outros padres presentes.

15º Intereclesial

Desde Janeiro de 2018 em Londrina-PR, quando a cidade de Rondonópolis foi a escolhida para sediar o 15º Intereclesial das CEBs, a ser realizado de 19 a 23 de julho de 2022, já ocorreram três Ampliadas Nacionais no Regional Oeste II, para tratar da organização e realização desse  próximo Encontro Intereclesial de CEBs, sendo julho de 2018 em Rondonópolis-MT, janeiro de 2019 em Cuiabá-MT e esta que se realizou novamente em Rondonópolis-MT.

De acordo com a aprovação dos participantes da Ampliada Nacional, ficou definido que o 15º Intereclesial das CEBs, terá a participação de 2.000 participantes, sendo que o Regional Oeste II (MT), que acolhe o encontro, ficará com 183 vagas para seus representantes.

 Trecho da carta da Pastoral da Juventude para a Ampliada Nacional das CEBs

“Vocês, Comunidades Eclesiais de Base, nos ensinaram a ver Cristo no rosto dos irmãos crucificados dia após dia, mortos por um sistema cruel. Vocês nos ensinaram a chorar junto com o povo, a sentir junto com os Cristos que sentem fome, frio e medo pelas ruas dessa pátria sofrida”.

“E vocês nos ensinaram pelo exemplo. Nós, Pastoral da Juventude, somos filhas e filhos da mística profética das CEBs”.

Por Pedro Aguiar / Fotos Pedro Aguiar

Com informações da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga

aaaaaa77777aaaaa88888aaaaa9999bbbbb111111bbbb12bbbbb13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *