Romaria Franciscana em defesa do cerrado foi realizada com caminhada de reflexão e oração até o rio vermelho

A ROMARIA FRANCISCANA EM DEFESA DO CERRADO foi realizada neste domingo dia 29 de setembro de 2019 com inicio às 7:00 horas, na Comunidade Nossa Senhora das Graças, Vila Roseli, paróquia Sagrado Coração de Jesus, Rondonópolis/ MT com caminhada de oração e reflexão  de diversos temas sociais e ambientais até às margens do rio Vermelho com o escondidinho, no acampamento 13 de outubro.

aaaaa22222

Com a concentração dos participantes na comunidade, foi servido um café partilhado, e na sequencia houve uma linda celebração de abertura da Romaria, conduzida pelo Frei wagner. Seguindo a programação os Romeiros fizeram uma caminhada de reflexão de mais de 3 km até as margens do rio vermelho, onde puderam dar um abraço simbólico no rio, e ainda plantarem mudas de arvores nativas do cerrado nas proximidades do rio vermelho. Encerrado a programão foi servido um delicioso almoço a todos os presentes que também ainda contou com apresentações cultural e artística.

aaaaaa3333333

A Romaria tem como objetivos: conscientizar de maneira orante e celebrativa, no contexto ecológico do Sínodo da Amazônia, para um assumir corresponsável da preservação dos três biomas do Mato Grosso: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica.  Também alertar a população sobre problemas, como: desmatamento, venenos, queimadas, apropriação dos bens naturais e de terras públicas, falta de reciclagem e abandono de lixo em lugares impróprios, derrubada da mata ciliar, assoreamento dos rios e nascentes, desperdício de água, entre outros.

Realização e apoio:

CPT- Comissão pastoral da terra; CF 2019; Irmãs Catequistas Franciscanas; paroquia Sagrado Coração de Jesus; grupo Arareau; Movimento 13 de outubro; Secretária Municipal de Trânsito; Grupo mova-se; Fórum de Luta contra os Agrotóxicos, Articulação Nacional de Agroecologia; café Quitada e Diocese de Rondonópolis-Guiratinga;

Por Pedro Aguiar, informações equipe de organização/ fotos: Pedro Aguiar

aaaaaaaaaa4444444aaaaa55555aaaaa6666666aaaaaaa7777777aaaaaa888888aaaaa999999aaaa10DSC_1158

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *